top of page
Partitura 2.JPG

ARQUIVOS  DE PARTITURAS

Foto: Tatielly, R.2021

São  quatorze partituras transcritas do álbum "Seresta para Nonô"2010. O trabalho foi realizado pela pesquisadora Tatielly Rocha e revisado pelos professores de música Felipe Mateus e Helder e Fernandes Fonseca

PEIXE VIVO

 De Domínio Público

A canção faz parte do folclore mineiro e dos grupos de seresta diamantinense. Ela se tornou muito difundida pelo ex-presidente da República Juscelino Kubitschek. Era a música preferida de JK, executada em sua homenagem por onde ele passava, e o acompanhou tanto nos momentos alegres, quanto nos momentos difíceis da sua vida. Foi a música cantada pela multidão no seu enterro

(Disponível em :https://www.camara.leg.br/noticias/21813-especial-historico-a-vida-de-juscelino-kubitschek/ e http://www.projetomemoria.art.br/JK/biografia/5_enterro.html) Interpretação: Todos os Grupos de Seresta de Diamantina que participaram da gravação do Cd "Seresta para Nonô"

FLOR DO VALE

Compositor: Ivo Pereira

A música foi composta por Ivo Pereira em 1985, encomendada por um amigo para homenagear sua namorada diamantinense. A letra traz aspectos do feminino invocados nas características da natureza do Vale do Jequitinhonha. A música não está estruturada como seresta propriamente dita, mas, por se tratar de uma canção de amor, foi incorporada pelos grupos seresteiros (IVO PEREIRA, 2021). Interpretação: Grupo de Seresta José lopes"Lobo de Mesquita".

AMO TE MUITO

Compositor: João Chaves

Foi produzida pelo compositor, poeta e instrumentista João Chaves, natural de Montes Claros-MG em 1910 (Dicionário Popular Cravo Albin da Música Popular Brasileira - https://dicionariompb.com.br/joao-chaves). A música foi gravada por muitos e distintos intérpretes em momentos diferentes. Podemos citar como exemplo o Coral de Ouro Preto em 1964, além de Eli Camargo, Pena Branca e Xavantinho, Luiz Cláudio, Nara Leão, Teca Calazans & Heraldo do Monte, Wagner Tiso & Zé Renato, Tavinho Moura, Maria Lúcia  Godoy dentre outros. (ROCHA,2008).

Interpretação:  Grupo de Seresta Renascer. 

ACORDA CHICA

 Compositor: Vicente Lopes

A canção foi composta em 2010, tendo por objetivo homenagear Chica da Silva e “convidá-la para participar da noite ao luar com seu amor João Fernandes” (VICENTE LOPES, 2021). Interpretação: Grupo de Seresta Seresteiros de JK.

JÓIA RARA

 Compositor: Geraldo Nascimento

A música é uma homenagem do compositor Geraldo Nascimento à sua esposa Antonieta Nascimento. De maneira,simbólica representa os elementos da natureza como a flor sempre-viva, o sereno, as rochas, para afirmação e declaração desse sentimento romântico .(CRISTIANO NASCIMENTO 2021). Interpretação: Grupo de Seresta Monsenhor Celso de Carvalho. 

AS RUAS E AS SERESTAS

 Compositor: Fabiano Pimenta/ Padre Celso Carvalho

 Foi composto pelo Padre Celso de Carvalho em homenagem a Diamantina. O arranjo da canção foi feita pelo músico diamantinense Fabiano Pimenta. (CARVALHO,1995). Interpretação:  Grupo de Seresta Peixe Vivo. 

SAUDADES DE JK

Compositor: Moacir Franco

A canção inicialmente foi intitulada “Filho único, Irmão de todos”, comemorações do centenário de nascimento de Juscelino Kubitschek passou ser chamada de Saudades de JK.

( FRANCO,1970). Interpretação: Grupo de Seresta JK em Seresta.

CANÇÃO PARA DIAMANTINA

Compositor: Jaine Guimarães

Essa música foi criada quando Diamantina se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade.

De acordo com a sua autora Jaine Rocha Guimarães, a criação artística foi inspirada pelo  imenso carinho e amor que ela tem pela cidade de Diamantina (apesar de não ser diamantinense), na qual, junto a outras colegas, formaram uma banda que se chamava The Beatles Girls.

" Tenho um sentimento de pertencimento muito grande pela cidade." (Jaine Rocha Guimarães).

 Interpretação: Grupo de Seresta José Lopes "Lobo de Mesquita".

LUA BRANCA

Compositora: Chiquinha Gonzaga

 Não se sabe ao certo a história dessa famosa canção, que é envolvida em mistério. Entretanto, acredita-se que foi escrita por Chiquinha Gonzaga para a Burleta Forrobodó, como modinha das personagens Sá Zeferina e Escandanhas. Os versos originais mantêm as características  caricaturais da peça. Em 1929, apareceu essa versão romântica com o título Lua branca, que foi gravada pelo cantor Gastão Formenti. Até hoje, no entanto, não se conhece o autor dos novos versos e do novo título.

(Acervo Chiquinha Gonzaga Disponível em: https://chiquinhagonzaga.com/acervo/?musica=lua-branca#:~:text=Foi%20escrita%20para%20a%20burleta,esp%C3%ADrito%20de%20caricatura%20da%20pe%C3%A7a.)

Interpretação: Grupo de Seresta Seresteiros de JK.

QUEM FEZ A LUA

 De Domínio público

Não foram encontradas informações a respeito desta composição. Interpretação: Grupo de Seresta Monsenhor Celso de Carvalho.

BOA NOITE

 De Domínio público

Não foram encontradas informações a respeito desta composição. Interpretação: Grupo de Seresta Regina Pacis.

ENCANTOS DE DIAMANTINA

Compositor: Jenaro Cruz/Hermes Pires Leão

A canção foi composta pelo poeta e músico diamantinense Hermes Pires Leão e o arranjo foi realizado por Genaro Cruz.(NÉLIO LISBOA,2020). Interpretação: Grupo de Seresta Peixe Vivo.

AS SERENATAS

Compositor: Nélio Lisboa

A canção faz parte do Livro “Diamantina mil novecentos e três pontinhos 19...”  do Coronel Paulo Correia. O arranjo foi realizado por Nélio Lisboa, seresteiro do grupo “JK em Seresta ”( NÉLIO LISBOA,2021).

Interpretação: Grupo de Seresta JK em Seresta.

 DIAMANTINA EM SERENATA

 Compositor: Pe. Celso de Carvalho e Lícia Pádua

 A canção faz parte do livro “Estas Ruas Serpeantes”. O letrista foi Padre Celso de Carvalho, tendo música de Lícia Pádua. Essa composição também batizou o grupo de seresta “Diamantina em Serenata” do qual, Lícia Pádua Coelho foi cofundadora. Tornou-se uma canção simbólica para Diamantina. (CARVALHO, 1995). Interpretação: Todos os Grupos de Seresta de Diamantina que participaram da gravação do Cd "Seresta para Nonô.

LETRAS DAS CANÇÕES

Reunião de todas as canções dos discos "JK em Serenata"," Diamantina em Serenata "e "Cd Seresta para Nonô".

bottom of page