top of page
partitura.JPG

ARQUIVOS  DE PARTITURAS

Foto: Tatielly,R.2021

São oito as partituras transcritas do álbum "JK em Serenata" de 1968. O trabalho foi realizado pela pesquisadora Tatielly Rocha e revisado pelos professores de música  Felipe Mateus e Helder Fernandes Fonseca.

RECORDA-TE MIM

Compositora: Marina Higina

A canção foi composta, por Marina Higina, natural de Diamantina.O texto faz parte do conjunto de poesias intitulado
“O BUREL” ( ZÉLIA MIRANDA,2021).

É A TI FLÔR DO CÉU

Compositores: Teodomiro Pereira e Modesto Antônio Ferreira 

Música composta por Teodomiro Pereira e Modesto Antônio Ferreira. O compositor Teodomiro Pereira era professor de música em Diamantina. Sobre Modesto Antônio não encontramos informações. A canção foi composta inspirada em um amor platônico. Há outras especulações de que a canção teria sido encomendada por um grupo de seresta de Montes Claros. Não se sabe ao certo qual é a verdadeira versão, mas fato é que a canção se tornou um clássico nas serestas do Brasil. (ROCHA, 2008).

MEIGA VIRGEM

Compositor: Folclore diamantinense (anônimo)

A canção “Meiga Virgem” é de autor desconhecido e se popularizou pelos grupos de seresta do folclore diamantinenses. A canção retrata a idealização da mulher construída pelo imaginário masculino e da sua sexualidade como característica do sentimento. Tem a submissão feminina como um dos aspectos principais. Nesse repertório, as mulheres não cantam os seus sentimentos, eles são demonstrados através da ótica masculina.(ROCHA, 2008).

 A SEMPRE VIVA

Compositor: França Júnior

 A canção faz parte da crônica “O cantor de Serenatas” elaborado por França Júnior em 1926.(TINHORÃO,1976).

VARRER-TE DA MEMÓRIA

Compositor: Xisto Bahia

A música inicialmente era intitulada “Quis debalde varrer-te da memória”. Trata-se de uma canção do romantismo literário do século XVIII composta por Xisto Bahia (TINHORÃO,1976).

ELVIRA ESCUTA

Compositor: José Marcelo de Andrade

A canção foi composta em 1870, por João Marcelo de Andrade, no Rio de Janeiro e se refere a um amor não correspondido. A música foi regravada em nova versão com nome de “Lausina” (SIQUEIRA,1956).

IMPOSSÍVEL

 Compositora: Marina Higina

A canção foi composta, por Marina Higina, natural de Diamantina. A letra faz parte do conjunto de poesias intitulado
“O Burel”( ZÉLIA MIRANDA, 2021).

POUT -POURRI

 De Domínio Público

Reunindo canções e coretos  típicos diamantinenses, este pout-pourri foi montado pelo grupo “Diamantina em Serenata”, formado em Belo Horizonte no inicio da década de 1980, reunindo naturais daquela e outras cidades mineiras (JARDIM, 1998).

LETRAS DAS  CANÇÕES

Reunião de todas as canções dos "discos JK em Serenata", "Diamantina em Serenata" e Cd "Seresta para Nonô".

bottom of page