top of page
violão.JPG

GRUPOS DE  SERESTA

Foto:Tatielly, R.2021

Grupos de Seresta: Depoimentos
U6DPNP27KREONOL45PAJ4KML64.jpg

GRUPO PEIXE VIVO: Esse grupo foi fundando em 1950 e, segundo o coordenador e diretor José da Silva Macena, foi criado pelo músico Cristiano Dionísio Gomes. O seu nome é uma homenagem à canção do folclore brasileiro Peixe vivo, que é tradicional na seresta diamantinense. Sua formação inicial tinha como componente Raimundo Proença, José Lopes, Joaquim Figueiredo, Boanerges Meira, Jaime Morais, Expedito Silvério e Fabiano Pimenta. Atualmente o grupo é composto por quinze participantes mesclando vozes e instrumentos de sopro, corda e percussão.
Integrantes:Voz: Wilsa de Cássia Honorato, Marluce do Carmo Nascimento, Izailda das Mercês Fernandes, Stela Geralda Gomes, José Martins da Rocha, Luisa de Fátima Fernandes/ Violão: Adão Santos/Saxofone: Salvador Geraldo da Cruz/Percussão:José Nolosco de Matos, Otávio Ferreira/Trombone:José da Silva Macena/ Cavaquinho:Dante Afonso Rodrigues/Acordeom:Sebastião Geraldo/Violão:Oto Paulo Guedes.

conservatório.jpg

GRUPO JOSÉ LOPES: De acordo com informações fornecidas pelo Conservatório Estadual Lobo de Mesquita o grupo de seresta “José Lopes” foi criado em 1979, por professores e alunos daquela escola musical. O nome é uma homenagem ao músico e compositor diamantinense José Lopes.  O repertório é composto de músicas românticas, acompanhadas por flautas, violões e cavaquinho. O grupo é composto por 20 integrantes.
Integrantes: Voz: Jalvanice das Dores Ferreira, Jurema da Conceição Miranda Veloso Marlene dos Passos Lopes, Geralda de Fátima Fernandes Neves, Edite Maria de Oliveira, Egléia de Fátima, Elzana Maria Coelho,Laurinda Evani Leite, Aneliza Casagrande, Creusa de Penha Ribeiro, Vânia Maria da Silva, Bruce Rabelo, Rita de Alcântara,Vicente Lopes/Violão e Voz: Luiz Carlos Rocha/ Cavaquinho e Voz: Felipe Leonardo de Almeida/Violão:Luis Otávio de Souza Miranda.

Grupo Regina Pacis.jpeg

GRUPO REGINA PACIS: O grupo foi fundado em agosto de 1983, segundo a coordenadora Maria Bernadete de Ávila. Suas primeiras atividades não estavam ligadas à seresta: a princípio executavam músicas sacras em celebrações eucarísticas na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, em Diamantina, Em seguida, foram inseridas em seu repertório, músicas do cancioneiro popular, música popular brasileira – MPB, e as tradicionais modinhas da seresta diamantinense. Esse grupo apresenta-se com frequência em pousadas, hotéis e clubes, residências, igrejas e, no Centro Cultural David Ribeiro. É composto por 30 integrantes, entre instrumentistas e cantores   
Integrantes: Voz: Maria Bernadete de Matos e Ávila, Amélia de Paula Lopes Rodrigues, Gilda Moreira Neves, Maria José Ribeiro Cardoso, Zélia Maria dos Santos, Eunita Orlandi Campos, Maria Divina Siqueira Antônia, Nilza Santana, Maria Angélica Cardoso de Souza, Ângela Santana Lagos, Alaíde Duarte, Maria das Mercês Sales/ Voz e Percussão:Geraldo das Graças de Castro,Luis Mariano de Matos/ Clarinete: Advaldo da Assunção Cardoso/Flauta Transversa:Verônica Duarte/Violão:Leandro de Ávila Rodrigues, José Martins de Rocha,José Francisco de Almeida, Antônio Bráulio de Paula. 

Grupo Renascer.jpeg

GRUPO RENASCER: Segundo o seu coordenador e fundador Joaquim Pedro das Neves, o grupo foi criado juntamente com Bernardeti  Loiola de Castro em 1999 e conta até hoje com vinte cinco integrantes. No início eles se apresentavam aos associados da Irmandade da União Operária, bairro em que surgiu. Mas, a pedido dos moradores, passou a tocar nas ruas da cidade, apresentando em seu repertório não apenas  serestas, mas também canções populares, sendo também esse novo repertório um pedido do público.
Integrantes: Voz: Stela Geralda de Matos Gomes, Marluce de Carmo Nascimento, Irene Ireneia Ribeiro da Cruz, Maria Glória de Jesus Pacheco, Edite Maria de Oliveira, Maria José Almeida, Maria da Conceição Fernandes, Geraldo Roberto Alves Pereira/ Violão e Voz: Vicente Lopes Ramos/ Violão: Getúlio Gonçalves da Cunha, Tarcísio Francisco Dias/ Cavaquinho(solo): Joaquim Pedro das Neves/Cavaquinho: Geraldo Joaquim Pereira/Pandeiro: José de Jesus Marques.

foto mon_edited.jpg

GRUPO MONSENHOR CELSO DE CARVALHO: Foi fundando no ano de 2000, segundo o diretor e coordenador Dante Afonso Rodrigues. O nome é uma homenagem ao Padre e compositor Celso de Carvalho autor da canção “Diamantina em Serenata” que tem a letra do próprio Padre Celso com música de Lícia Pádua Coelho. De maneira metafórica, essa música é considerada um “hino de Diamantina”.  Atualmente o grupo é composto por 12 integrantes sendo cinco instrumentistas e sete cantores.
Integrantes: Voz:Cenira da Luz Brandão, Geralda Terezinha Rodrigues, Maria da Conceição Rui Silva, Luiz da Purificação Costa, Maria da Conceição Rui Silva, Maria Aparecida Nascimento, Leonice Aparecida Pio/ Voz e Cavaquinho:Dante Afonso Rodrigues/Violão: Adão de Jesus Santos, Oto Paulo Guedes/Acordeom:Sebastião Geraldo.

grupo_de_seresta.jpg

GRUPO JK EM SERESTA: Esse grupo foi criado no dia 10 de agosto de 2005 por Luciana Ribas Bernardes, professora do Conservatório Estadual Lobo de Mesquita. Segundo o diretor e coordenador do grupo Nélio Antônio Lisboa, o coletivo se caracteriza por apresentar-se com vestimentas de época, isto é, as mulheres com trajes  típicos das décadas de 1920 e 1930 e os homens usando terno completo. Atua com vozes femininas e masculinas com acompanhamento  de violões, cavaquinho, clarinete e flauta. As músicas prioritariamente são do repertório seresteiro  de Diamantina. É composto por nove integrantes.
Integrantes: Voz:Luiz Napoleão Nascimento, Aliana Mara Rabelo, Terezinha Mariucha Cruz, Andreza da Conceição, Antônio Barbosa de Souza/Cavaquinho e Voz:Nélio Antônio Lisboa/Violão/Cordas: Mário Geraldo da Silva/Violão: Oto Paolo Guedes ,Violino: Nathâny Teixeira Entreportes.

Grupo Seresteiros JK.jpeg

GRUPO SERESTEIROS DE JK : Segundo o coordenador e fundador  Vicente Lopes Ramos o grupo foi criado em 02 de maio de 2006, juntamente com Valdirene de Jesus Ferreira, Vicente de Paula Ferreira, Maria Bernardina Ramos e Regilene Rosa Cordeiro. O nome do grupo é uma homenagem a Juscelino Kubitschek, diamantinense que foi presidente do Brasil e que era conhecido por amar as serestas. O coordenador informa também que o grupo é um convite às pessoas apaixonadas  por serestas a saírem pelas ruas, a cantar nas noites enluaradas, para levar mais amor aos corações dos ouvintes. É composto por 12 integrantes.
Integrantes: Valdirene de Jesus Carvalho,Augusta Ramos de Morais, Andreza da Conceição, Odila Lopes Ramos, Aparecida Marques, Daluz Edvâna Marques, Vilma de Fátima Pereira, Maria Bernadina Ramos/ Violão e Voz: Vicente Lopes Ramos/ Violão: Tarcísio Dias, Vicente de Paula Ferreira/ Cavaco: Geraldo Joaquim Pereira/ Pandeiro:José de Jesus Marques/ Cavaquinho(solo):Joaquim Pedro das Neves.

bottom of page